Pós-graduação
Gestão de projetos BIM, Modelagem e Tecnologia da Construção: do 3D ao 10D

Modalidade

Online - ao vivo

Aulas

1 final de semana por mês

Duração

12 meses

👋 Que bom ter você por aqui

Preencha este formulário para receber todos os detalhes!

Metodologia simples, ágil e funcional

Aulas ao vivo que também ficam gravadas para você assistir quando quiser.

Interatividade em tempo real ou liberdade? Aqui você tem os dois.

Mentoria individual ao final do curso!

Conectamos você a um mentor que o ajudará na construção de um projeto de sua escolha, ou simplesmente na orientação de sua carreira!

Reunimos especialistas que estão na linha de frente em grandes multinacionais.

Mais do que uma simples aula: um verdadeiro show de cases de sucesso.

O mundo é digital. Sua pós-graduação não podia ser diferente.

Conteúdo 100% adequado à nova revolução digital e às inovações e tendências da sua área.

Módulos

Confira o que você vai aprender

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Conceituar sobre a Modelagem da Informação da Construção e trazer uma visão prática do conceito BIM e sua aplicação, explanando as novas tecnologias, métodos e softwares do mercado da construção civil. Interoperabilidade entre os softwares, coordenação de projetos e desenvolvimento de um Plano de Execução BIM. Estratégia de implementação passo a passo, planejamento e viabilidade técnica-financeira, com exemplos práticos de obras reais.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Iniciando um projeto com modelagem BIM em todas as fases, utilizando softwares integrados para uma melhor gestão (já introduzindo a cultura do BIM Managment). Interface REVIT e atalhos para o máximo de aproveitamento em tempo e recursos. Criação de elementos arquitetônicos e estruturais, condicionantes dimensionais e logística gráfica dos componentes construtivos. Tipos de vistas (Planta, Corte, Elevação, 3D, Legendas). Práticas de execução de projetos arquitetônicos em BIM, template, padronização de vistas, parametrização e identificadores de elementos e materiais. Quadros de áreas, edição da biblioteca de materiais e worksets.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Dimensionamento hidrossanitário e elétrico utilizando softwares BIM, abordando técnicas de modelagem para o melhor aproveitamento na união e compatibilização com outras áreas. Monitoramento de elementos arquitetônicos e técnicas de acompanhamento para possíveis alterações em projetos elétricos e hidrossanitários, para minimizar impactos financeiros e de layout. Diagramas, quadro de cargas e dimensionamentos e quantitativos. Ferramentas práticas para otimizar o tempo de produção destes projetos.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Utilização de ferramentas BIM na concepção, dimensionamento e detalhamento de projetos estruturais, modelo analítico e interoperabilidade entre softwares. Técnicas práticas para o melhor aproveitamento de tempo na modelagem de projetos estruturais e na escolha do tipo de estrutura para cada tipo de obra.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Gestão de projetos e compatibilização aplicada a obras em BIM, mostrando ferramentas práticas sobre como um BIM manager deve interagir com uma equipe multidisciplinar, a fim de que correções e ajustes no projeto sejam feitos da maneira mais rápida e eficaz possível. Estruturação de um Workflow BIM. Compatibilização de todos os projetos (arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico etc.) na prática, mostrando ferramentas para o melhor aproveitamento de tal integração.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Novas tecnologias e suas aplicações práticas na vivência de um Arquiteto(a)/Engenheiro(a), tais como laser scanner 3D e a criação de nuvem de pontos para recriação real de imagens físicas em uma modelagem, fotogrametria e mapeamento de alta precisão utilizando RPAS e drones, e a utilização de softwares de alta precisão e detalhamento na renderização de projetos.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Criação do workflow perfeito. Modelos e ferramentas práticas de controle e planejamento cronológico em projetos/obras de pequeno, médio e grande porte. Análise da construtibilidade e sequenciamento de atividades com o uso do conceito BIM para o melhor aproveitamento de tempo nas fases da obra e no processo de modelagem do projeto. Ferramentas para metrificar o processo de construção e o seu andamento, bem como de gestão de imprevistos e mudanças. Estudo de um caso prático em uma obra real sobre a aplicação do BIM 4D

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Ferramentas práticas para o controle e análise de custos de um projeto/obra, utilizando as informações integradas em BIM. Demonstração do compartilhamento de informações na metodologia (BIM) em um caso real, mostrando na prática como cada ponto específico ajuda no processo de tomada de decisão e na economia. Quantificação automática de serviços utilizando ferramentas BIM e rastreamento das informações financeiras através de plataformas.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Adequação do modelo às necessidades ambientais atuais e ferramentas práticas sobre como estimar a vida útil de um empreendimento. Prevenção e planejamento de atividades de manutenção futuras através da plataforma BIM. Ferramentas de simulações energéticas e inserção de materiais para a comprovação de conformidade com a sustentabilidade e economia financeira. Estimativa de consumo de energia em edificações de alto desempenho, bem como a logística de obra e impacto ambiental.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Técnicas de planejamento e controle de obras, contemplando todo o processo de gestão da construção em um único local (no modelo BIM) sendo este o responsável pela análise de todo o clico da vida do projeto. Ferramentas práticas de gestão da manutenção (preventiva, corretiva e preditiva), garantia de equipamentos, dados de fornecedores, custos, ajustes e replanejamento, reforma e demolição, organização de documentação técnica e legal, entre outros aspectos do dia-a-dia da construção.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Previsão de possíveis riscos no processo operacional e construtivo, garantidos pela comunicação bem-sucedida entre as partes na metodologia BIM. Identificação de possíveis incongruências através da visão macro do BIM management. Casos reais de prevenção que foram identificados pela metodologia BIM, demonstrando ferramentas práticas e ativas no dia-a-dia do engenheiro/arquiteto. Construção do plano de visão “zero acidente” e a relação do mesmo com o planejamento estratégico nas plataformas BIM.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Ferramentas e métodos construtivos altamente eficazes, utilizando a metodologia Lean Six Sigma. Redução da variabilidade e criação de padrões financeiros e executivos na obra, garantindo a qualidade e uniformidade na entrega final. Redução de problemas, retrabalho e incompatibilidades, bem como o tempo de ciclo, partindo da filosofia Just in Time também na construção civil. Eliminação de desperdício em material, tempo e na parte intelectual, a qual é capacidade das pessoas envolvidas no processo.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Conceito idealizado pelo professor Ignasi Pérez, no 10D BIM, foi desenvolvido um ciclo que inclui durante o processo de construção ferramentas digitais de modelagem tridimensional em conjunto com workflow que tem como objetivo alinhar todos os agentes que participam do ciclo de vida de um projeto/execução, para chegar ao estágio perfeito de construção industrializada. Neste estágio, todas as fases são integradas, extraindo o máximo de aproveitamento em todos as execuções e subsistemas de uma obra/projeto.

Reservamo-nos o direito de realizar substituições de professores e alterações no conteúdo do curso quando necessário. Qualquer alteração significativa será sempre comunicada com antecedência aos nossos alunos.

Professores

Sócio fundador da Toctec

Larsson Seabra

Arquiteto e Urbanista

Rangel Brandao

Engenheiro civil

Fabricio Ferreira

Consultor Sênior de BIM

Lucas Bicalho

Diretor na VMB Engenharia

Valter Brito

CEO na BIM Academy Spain

Ignasi Pérez

Ao se matricular em qualquer pós-graduação UNEED você garante 5 ANOS de conteúdo atualizado.

Credenciamento e
Reconhecimento internacional

A UNEED é uma instituição de ensino que proporciona certificação internacional através de parcerias educacionais com renomadas escolas de negócios na América do Norte e Europa.

Em razão de nossa expressiva visibilidade global, somos reconhecidos pela qualidade dos nossos programas e pela ampla gama de benefícios oferecidos aos nossos alunos!

Obter uma formação internacional representa um diferencial significativo para aqueles que buscam uma carreira bem-sucedida no mercado global. Este diferencial abre oportunidades para atuação em empresas multinacionais e para a expansão significativa de trajetórias profissionais e carreira.

Nova geração de certificados?

Conheça as badges

Ao concluir seu curso na UNEED, você receberá uma badge digital.

Badge é um certificado digital da UNEED, que segue o padrão de autenticação Blockchain (o mesmo usado em Bitcoins e NFTs), e pode ser compartilhada em todas as redes sociais, assinaturas de e-mail, etc.

Compartilhar a badge permite que você demonstre as novas habilidades e competências adquiridas no curso, além de evidenciar os critérios que foram utilizados para a sua aprovação.

Essa é uma grande vantagem para os nossos alunos, pois mostra ao mercado e aos contatos profissionais que eles estão investindo em seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, o compartilhamento de badges pode ser uma forma de se destacar em processos seletivos.