MBA
MBA Consultoria financeira – Controladoria, Compliance & Reestruturação de negócios

Modalidade

Online - ao vivo

Aulas

1 final de semana por mês

Duração

12 meses

👋 Que bom ter você por aqui

Preencha este formulário para receber todos os detalhes!

Metodologia simples, ágil e funcional

Aulas ao vivo que também ficam gravadas para você assistir quando quiser.

Interatividade em tempo real ou liberdade? Aqui você tem os dois.

Mentoria individual ao final do curso!

Conectamos você a um mentor que o ajudará na construção de um projeto de sua escolha, ou simplesmente na orientação de sua carreira!

Reunimos especialistas que estão na linha de frente em grandes multinacionais.

Mais do que uma simples aula: um verdadeiro show de cases de sucesso.

O mundo é digital. Sua pós-graduação não podia ser diferente.

Conteúdo 100% adequado à nova revolução digital e às inovações e tendências da sua área.

Módulos

Confira o que você vai aprender

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Processo de apuração de impostos, controle, fluxo de caixa e gerenciamento. Ferramentas práticas para o bom entendimento das principais demonstrações financeiras e contábeis. Balanço Patrimonial, demonstração de Resultados do Exercício (DRE), demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do valor adicionado (DVA, que permite saber quais foram as riquezas geradas em um determinado período de movimentação financeira do negócio) e notas explicativas.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Ferramentas práticas de planejamento e controle. Estratégia de orçamento empresarial. Etapa operacional. Etapas da montagem do orçamento e sistemas de informação gerencial. Plano de investimentos nos ativos de longo prazo. Etapa financeira e modelos orçamentários. Instrumentos de Planejamento (PPA, LDO, LOA). Noções sobre economia no setor público. Federalismo Fiscal.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Estudo e aplicação do processo de benchmark na indústria de planejamento estratégico e financeiro. Estratégia de avaliação de clima e resultados. Estruturação de visão do negócio, detalhamento sobre objetivos, ideais e perspectivas de crescimento. Estabelecimento de metas comerciais, financeiras, processos e planejamento. Análises de oportunidades e ameaças a partir do nicho de mercado da empresa e seu público alvo, bem como sua situação financeira e capacidade logística. Ferramentas práticas de

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Estudo das demonstrações financeiras a serem auditadas. Conceitos gerais de auditoria, normas e auditoria independente. Responsabilidades do auditor e seu desenvolvimento nos trabalhos de auditoria. Evidenciação e parecer dos auditores independentes. Planejamento da auditoria e sua materialidade. Natureza, época e extensão de testes. Controle de qualidade em auditoria. Organização dos papéis de trabalho. Auditoria de vendas e contas a receber, custos e estoques, investimentos (imobilizado e intangível), obrigações gerais e tributárias. Ferramentas práticas de construção de relatórios e pareceres. Procedimentos analíticos. Continuidade operacional e eventos subsequentes.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Aplicação de processos de governança e compliance com objetivos de maximização do valor da empresa e minimização de riscos. Estudo e aplicação de controladoria como importante processo empresarial nas áreas de administração e gestão, contabilidade, recursos humanos e gestão de riscos. Controle Interno e a lei anticorrupção no 12.846/13. Decreto 8.420/15. Mapas de riscos e programas de integridade, instruções normativas e consumer compliance. Governança corporativa como ferramenta prática para valorização de cultura e boa gestão financeira.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Técnicas de valuation para avaliação de empresas, abordando conceitos de valores, métodos de avaliação como múltiplos, custo de capital, modelo de dividendos, fluxo de caixa, entre outros. Fluxo de caixa descontado, avaliação relativa e avaliação por direitos contingentes. Valuation de startups, empresas pequenas, médias e grandes. Volume de investimento e participação societária do investidor. Ferramentas práticas para a melhor escolha do método de valuation para diferentes tipos de organização. Percepção de valor sobre uma empresa e consideração do capital humano na formação de um preço de uma empresa O que fazer e não fazer ao avaliar e negociar uma empresa. Principais benefícios profissionais e o mercado de avaliação de

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Estudo e aplicação de aspectos jurídicos e tributários como estratégicos para o desenvolvimento financeiro de negócios sólidos. Gestão de tributos. Elisão e inteligência fiscal. Tipos de tributos e aplicações práticas. Principais crimes do interesse dos profissionais da área financeira, quais sejam: os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional tipificados na Lei 7.492/86 (gestão fraudulenta ou temerária de institui instituição financeira, utilização de contabilidade paralela, operação de instituição financeira sem autorização, obtenção fraudulenta de financiamento, desvio de finalidade na aplicação de recursos de financiamento oficial e evasão de divisas) e o crime de Lavagem de Dinheiro, previsto na Lei 9.613/98.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Elaboração de um plano de consultoria financeira e terceirização do departamento financeiro de uma empresa, para apoiar a gestão com as principais métricas. Análise micro e macro, gerenciamento de cobrança, faturamento, emissão de notas fiscais, projeção orçamentária, fluxo de caixa e patrimônio. Ferramentas práticas de organização de contas a pagar e receber, relatórios com principais dados de saúde financeira, gestão fiscal e tributária. Estudo dos indicadores estratégicos como ponto de equilíbrio, margem de lucro, rentabilidade e ROI. Formação em Business Partner em finanças.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Instrumentalizar o aluno sobre tecnologia e inovação aplicadas a produtos e serviços financeiros, abordando a revolução da indústria financeira protagonizada pelas Fintechs. Estabelecimento de cultura e pensamento inovador, visão macro sobre diversos aspectos da indústria financeira, levando a oportunidades de inovação, ganhos de eficiência e criatividade para todas as áreas de finanças. Sistemas de informação da controladoria. Sistemas integrados de informação. Premissas para a concepção do modelo de informação e seus reflexos no delineamento do sistema de informações. Arquitetura do sistema de informações. Conceitos fundamentais subjacentes ao sistema de informações. Papel do controller no delineamento do sistema de informações.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Análise macro a respeito do crescente mercado de compra e venda de empresas e a oportunidade da figura do consultor financeiro/contador em todo o processo. Identificação de potenciais players e mapeamento de investidores/oportunidades. Auditoria detalhada na empresa target, focando nos indicadores chave da negociação e histórico contábil, financeiro, tributário, trabalhista e jurídico para conhecer eventuais contingências. Confidencialidade e exclusividade. Ear-out, termo de reversão. Regras para a fase de due diligence. Tratativas se houver contingências, dívidas e processos judiciais. Contrato e comissão da venda por parte do Business Broker.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Estudo de forma sistêmica e prática de recuperação de empresas através dos pilares: Reestruturação de Dívidas Negociação de dívida. Projeção financeira e capacidade de pagamento. Criação de uma proposta para a reestruturação do passivo. Introdução à recuperação judicial e ponderação sobre sua viabilidade para a empresa. Reestruturação Operacional Gestão de caixa em crise. Projeção consistente. Priorização de desembolsos. Gestão do capital de giro em situação de retomada de operação paralisada pela crise. Redução de estoque e aumento da lucratividade. Combate à entropia nas organizações. Liderança Gestão de pessoas na crise. Método PECIF. Turnaround: Reestruturação e recuperação de negócios Reestruturação Societária Avaliação de empresas e sociedade. Fluxo de caixa descontado. Valor patrimonial. Valor das sinergias. Benefícios fiscais. Avaliação de dívidas. Comunicação dos fundamentos de valor da empresa. Expectativas de valores por parte dos decisores. Confiança no ativo e nas pessoas envolvidas. Desempenho do negócio sendo deteriorado ao longo da transação. Orientação estratégica das partes da transação. Visão Sistêmica e prática de reestruturação de Empresas Análise de erros fatais em uma reestruturação de empresas. Insistência no sonho que não deu certo. Confusão entre resultado contábil e resultado caixa. Perda da visão macro. Alocação de recursos sem priorizar as operações da companhia. Apego. Tomada de decisão sem entender a realidade do negócio. Distress do ponto de vista estratégico. Avaliação das prioridades de preservação e crescimento e das opo das oportunidades de enxugamento.

Badge do módulo

30 Horas
3 Aula(s)
Aplicação prática de conhecimentos em planejamento tributário, sucessório e de riscos para a entrega de planos de curto a longo prazo ao cliente. Foco nos aspectos mais importantes da situação fiscal, sucessória e de seguros de um cliente e famílias. Planejamento patrimonial e sucessório. Preparação de sucessores e transmissão de bens. Otimização tributária. Gestão de riscos e seguros. Mercado financeiro e seus produtos. Instrumentos financeiros derivativos. Hedge. Funções e responsabilidades da gestão de riscos. Modelos e metodologias para controle de riscos. Benefícios do gerenciamento de riscos. Estruturas de gestão e estabelecimento dos níveis aceitáveis de risco. Mapas de riscos do negócio. Como estabelecer uma holding e quais são os benefícios estruturais deste modelo jurídico-contábil.

Reservamo-nos o direito de realizar substituições de professores e alterações no conteúdo do curso quando necessário. Qualquer alteração significativa será sempre comunicada com antecedência aos nossos alunos.

Professores

Gerente de Transformação Digital & Experiência do Cliente

Heitor Ruiz Leonel

Doutor em Administração

Renato Ribeiro

Executive Director

Zelia Melo

Chief Financial Officer

Alexandre Elgarten

Chief Financial Officer

Glaucia Piccolo

Exec. Indústria Finanças

Fulvio Xavier

Diretor e Founder

Jaziel Pavine

Ao se matricular em qualquer pós-graduação UNEED você garante 5 ANOS de conteúdo atualizado.

Credenciamento e
Reconhecimento internacional

A UNEED é uma instituição de ensino que proporciona certificação internacional através de parcerias educacionais com renomadas escolas de negócios na América do Norte e Europa.

Em razão de nossa expressiva visibilidade global, somos reconhecidos pela qualidade dos nossos programas e pela ampla gama de benefícios oferecidos aos nossos alunos!

Obter uma formação internacional representa um diferencial significativo para aqueles que buscam uma carreira bem-sucedida no mercado global. Este diferencial abre oportunidades para atuação em empresas multinacionais e para a expansão significativa de trajetórias profissionais e carreira.

Nova geração de certificados?

Conheça as badges

Ao concluir seu curso na UNEED, você receberá uma badge digital.

Badge é um certificado digital da UNEED, que segue o padrão de autenticação Blockchain (o mesmo usado em Bitcoins e NFTs), e pode ser compartilhada em todas as redes sociais, assinaturas de e-mail, etc.

Compartilhar a badge permite que você demonstre as novas habilidades e competências adquiridas no curso, além de evidenciar os critérios que foram utilizados para a sua aprovação.

Essa é uma grande vantagem para os nossos alunos, pois mostra ao mercado e aos contatos profissionais que eles estão investindo em seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, o compartilhamento de badges pode ser uma forma de se destacar em processos seletivos.